REPERTÓRIO DE ESPETÁCULOS



REPERTÓRIO


1. Histórias possíveis de Clarice
Com Juliana Mado e Rafaella Nepomuceno
A proposta de Histórias possíveis de Clarice é realizar narrações a partir de contos dos livros A mulher que matou os peixes e Felicidade clandestina, ambos de Clarice Lispector. No primeiro deles, a autora se dirige diretamente as crianças, contando histórias suas particulares com bichos, que sempre povoaram sua vida.
Em Felicidade clandestina estão contos de diversos períodos de sua carreira, dentre os quais muitos falam de sua infância e adolescência, ou contam histórias de crianças, muitas vezes seus filhos. São exemplos: “Macacos”, “Come, meu filho” e “Felicidade Clandestina”.
 
2. Assombra, arrepia, mas também faz rir
Com Juliana Mado e Fernanda Sophia
Contos que despertam para sensações de suspense e mistério e que ficam numa linha tênue entre o medo e a ironia. Causos e enigmas que se perpetuam pelas culturas tradicionais, acompanhados de trilha sonora, músicas e animação de objetos.
São contadas histórias tradicionais do Brasil e da América Latina, como “Maria Angula” e “Causo da Mula-sem-cabeça“, além de histórias de vampiro da cultura indiana, como “O Rei e o cadáver” e “Os três pretendentes da jovem morta”, inspirados no livro Enigmas do Vampiro, de Catherine Zarcate.

3. Prosa Miúda – Histórias para Pequeninos
Com Juliana Mado e Cris Glória

Essa proposta é toda voltada para crianças de 0 à 4 anos.
Há muitos milhares de anos atrás só viviam bichos na terra e não havia luz, todos viviam na escuridão. Houve então uma grande reunião com todos os animais para pensarem uma solução. A solução era buscar a luz na terra do sol. Diversos bichos tentaram, mas só um bicho pequenino e bem velhinho foi quem conseguiu, com sua astúcia e generosidade.
O uso de animação a partir de objetos reutilizados fazem surgir o jacaré, o sapo, a onça, o pássaro, a cobra, dentre outros animais, todos feitos com materiais inusitados, como luvas, buchas, e caixas de leite. Além dos bonecos, nos utilizamos de alguns elementos-surpresa,  compostos basicamente por objetos de truques de mágica.
A oralidade, a música e a plasticidade têm pesos iguais nessa proposta, visando o envolvimento e a diversão da criança em sua primeira idade.


4. Meninas e Meninos: É tudo igual ou é tudo diferente?
Com Juliana Mado e Rafaella Nepomuceno

Esta apresentação aborda a divertida e natural relação entre meninas e meninos, com histórias que falam de medos, segredos e a natural afetividade entre as crianças. Contos: Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque, O Monstruoso Segredo de Lili, de Angélika Glitz e Fonchito e a Lua, de Mário Vargas Llosa.


5. Fruta-pão-de-queijo
Com Filpo Ribeiro, Juliana Mado e Rafaella Nepomuceno

A partir de personagens-chaves da cultura popular do Sudeste, Centro-Oeste e do Nordeste, contamos e brincamos histórias dos folguedos: Folia de Reis e Cavalo Marinho.
Nesse conto autoral da narradora, a história começa com a paixão de seu avô pela Catira, daí segue para um encontro inusitado com o  Bastião, da Folia de Reis, e o Mateus, do Cavalo Marinho - dois palhaços que resolvem mostrar o que tem de melhor na festa de cada um.


6. Do continente irmão que formou a nossa gente
Com Juliana Mado e Rafaella Nepomuceno

O objetivo desta proposta é que através da arte de contar histórias, as crianças sejam apresentadas ao universo mitológico largamente difundido no Brasil desde a diáspora África-Brasil.
Com música ao vivo e animação de objetos, a companhia Ju cata-histórias dá vida aos heróis, reis e rainhas da mitologia Yorubá, com suas histórias fantásticas - humanas e divinas ao mesmo tempo.
Contos recolhidos por Reginaldo Prandi, como O Caçador do Povo,   A Fonte que Deu de Beber aos Filhos Gêmeos e Os Príncipes de Destino.



7. Fantástico Cotidiano - Cronópios, Famas e Esperanças, de Julio Cortázar
Com Juliana Mado e Julieta Zarza

Uma contadora de histórias e uma palhaça apresentam o fantástico universo dos Cronópios, Famas e Esperanças – seres inventados por Julio Cortázar, com os quais qualquer um pode se identificar! Além desses pequenos contos, o espetáculo transita entre as famosas “Instruções para subir uma escada”, “Instruções para chorar” e o premiado conto “Discurso do urso”, todos do mesmo autor.


8. Malazartes, Rimales e outros Pedros da América Latina
Com  Juliana Mado e Rafaella Nepomuceno

Contos, músicas e brincadeiras em torno do típico personagem que povoa histórias tradicionais de toda a América latina. Este personagem representa a popular figura que usa de astúcia e esperteza para sobreviver e se dar bem no final das histórias. Contos populares.

 
9. Histórias fantásticas e de animais
Com Juliana Mado e Rafaella Nepomuceno

Com as histórias populares tradicionais: “Magia na Floresta”, “Sedna e o Rei Gaivota” e “O Boto Cor-de-Rosa”, permeia-se o universo mágico dos animais, florestas e lendas, com músicas, brincadeiras e muito mistério!
Contos populares e de Juliana Mado.


10.          Não tem cheiro de inimigo - contos indígenas
Com Juliana Mado e  Rafaella Nepomuceno

Com as histórias “Curumim e a amiga onça”, “Mani oca” e “A lenda da vitória-régia” abordamos o universo da cultura e mitologia indígena. Este universo faz parte de uma cosmovisão que os índios têm, totalmente diferente da nossa, de gente “civilizada”, moradores das grandes cidades. Assim, o que se pretende é trazer para o público maneiras diferentes de ver e entender o mundo!
Contos tradicionais populares.


11.          Terra, minha casa - histórias ecológicas
Com Juliana Mado e  Rafaella Nepomuceno

A casa Mágica, de Juliana Mado, conta sobre uma menina que acredita que sua casa é mágica, pois lá o lixo desaparece e a privada tem um truque de mágico. Só com a ajuda de suas amigas e de uma inusitada figura, ela vai compreender o que realmente acontece em sua casa e em sua cidade.
Em Árvore generosa, de Shel Silverstein, a amizade entre um menino e uma árvore revela uma relação que espelha a relação entre a humanidade e a natureza.
Já Sedna, um conto popular canadense, é uma incrível história mitológica, que desperta para o poder do espírito da mãe natureza.


12.          Príncipes e princesas que habitam nossas cabeças
Com Juliana Mado e Rafaella Nepomuceno

Histórias que abordam o universo dos principados de uma forma humanizada.
 Em A Princesa que Tudo Sabia, Menos uma Coisa, uma princesa muito inteligente e culta, se vê indefesa diante dos sentimentos.
Em O Pote Vazio, um menino tem como desafio a dureza de uma verdade e, por fim, é isso que o faz imperador.
Histórias de Rosane Pamplona e Demi.


13.          No meio do caldeirão
No meio do caldeirão estão diversas histórias do repertório da companhia. Através de uma brincadeira, as crianças escolhem  ou “tiram” quais serão contadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário