HISTÓRICO DA COMPANHIA


Cia. ju cata-histórias

Catar histórias e brincar com elas: como o cata-vento que transforma vento em movimento!
As boas histórias ficam vivas dentro da criança, dentro da gente, principalmente quando contadas de forma que nos identificamos. Acreditamos que o verdadeiro contador de histórias sabe contaminar o que conta com suas próprias experiências e visões, de forma a envolver o público e preservar a história. Essa é a nossa pesquisa, que relaciona narração de histórias com tradição oral e música.
Fundada pela atriz e produtora Juliana Mado, a Companhia vem se apresentando desde 2008, a começar pelas edições do evento Um lugar que não existe. Daí por diante fez temporadas e apresentações nos SESCs: Pinheiros, Sorocaba, Santo Amaro, Bauru, Ipiranga, Belenzinho, Consolação, Vila Mariana, Santo André, Pompéia, Santana, Osasco e Santos e Livraria Cultura, da Vila e Saraiva, Centro Cultural São Paulo, Biblioteca São Paulo, Bibliotecas municipais, entre outros.
Entre seus espetáculos estão: “Histórias Possíveis de Clarice”, criado a partir da obra de Clarice Lispector, “Fantástico Cotidiano”, com contos de Julio Cortázar, “Prosa Miúda”, voltado para o público de 0 a 4 anos, “Do Continente Irmão que Formou a Nossa Gente”, que aborda a mitologia afro-brasileira, “Assombra, Arrepia, mas Também Faz Rir”, com contos de vampiro da Índia e histórias da tradição popular do Brasil e América Latina, além de outros que compõem o repertório.
Entre abril e maio de 2014, a Cia. integrou o Circuito SESC de Artes, com o espetáculo Conte a Sua. Esta apresentação conta com um jogo que propõe interação com o público, de forma que alguém da plateia também conte a sua história, além de muita música e elementos da cultura popular brasileira.
Em outubro e novembro de 2013 realizamos um circuito do Ônibus Biblioteca da Prefeitura de São Paulo, contando, tocando e cantando em dezoito pontos da cidade - praças, largos e ruas - passando por bairros longínquos de todas as regiões da metrópole.
A companhia é formada por diversas parcerias entre a narradora e artistas das áreas de música, circo e artes visuais, como: Rafaella Nepomuceno (percussionista e artista visual), Rafa da Rabeca (rabeca e canto), Cris Glória (flauta e canto), Julieta Zarza (atriz e palhaça) e Cintia Viana (artista visual) Filpo Ribeiro (viola e rabeca), Laura Imenes (flauta e canto), Fernanda Sophia (baixo e percussão) e Manuel Bouçinhas (ator e narrador). As músicas, em sua maioria, são de autoria da Companhia.
Dialogar com novas linguagens, valorizando sempre o conto, é uma busca constante em nosso trabalho. Com isso, o público muitas vezes é surpreendido e a troca com crianças e adultos se torna mais rica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário